sexta-feira, 8 de novembro de 2013

Chile tem sua primeira Biblioteca Pública Digital



A Biblioteca Pública Digital de Chile tem inicío com coleção de cerca de 3.800 títulos, entre eles, narrativas, best-sellers, clássicos universais e nacionais, publicação de notícias internacionais e textos técnicos de diferentes áreas do conhecimento

Uchile Jornal 
Tradução livre

Entre as atividades do II Seminário Internacional de Bibliotecas Públicas, do Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas (SNBP) foi introduzida a primeira Biblioteca Digital Púbica do Chile, um marco histórico que vai transformar radicalmente as possibilidades de acesso à leitura no país.

Desde 22 de outubro, chilenos de qualquer biblioteca pública no país podem usar este serviço, permitindo-lhes emprestar livros em formato digital (e-pub e PDF), por um tempo limitado em sua computadores ou dispositivos como tablets, e-readers e celulares.

A iniciativa, que inclui um investimento de 65,99 milhões de dólares, trata de melhorar a prestação de serviços de bibliotecas públicas no Chile, ampliando seu universo de usuários e facilitar o acesso à leitura a partir de qualquer lugar do país.


Como acessar?

A Biblioteca pode ser acessada através das 450 bibliotecas públicas no país, através de um sistema de integração de dados, os usuários cadastrados já estão automaticamente inscritos na Biblioteca Pública Digital, que reconhece seu RUT e biblioteca física de origem.

O primeiro passo para acessar a Biblioteca Digital Pública é obter o nome de usuário e senha, que serão entregues à Biblioteca Pública (físicas) que são sócios ou em quaisquer pontos de empréstimo Bibliometro, se são os usuários do serviço. Com esses dados, é possível acessar a sua conta no site da Biblioteca Digital Pública e começar a usá-la a partir de computadores ou dispositivos móveis que possuem os sistemas iOS ou Android.

O período de empréstimo é de 14 dias, com direito de renovação por mais 7 dias, no caso de livros não-técnicos. Enquanto isso, serão fornecidos livros técnicos por 3 dias que poderão ser renovados por mais um dia.

Visite e aprecie a nova Biblioteca Pública Digital está a serviço de todos os membros das bibliotecas públicas no Chile. www.bpdigital.cl

Nenhum comentário:

Postar um comentário