quarta-feira, 6 de novembro de 2013

O Negro na Imprensa Bahiana no Século XX


Os textos publicados pelos jornais e a construção dos seus discursos, muitas vezes, implícitos no que se referem a uma representação racial têm como pressuposto um tratamento diferenciado das fontes, afinal o discurso tem um lugar onde é produzido.  

Os textos produzidos pelos jornais são, portanto, objeto de conhecimento, já que desde a segunda metade do século XIX a imprensa difundiu-se pelo país e se constituiu no único órgão de comunicação de massa para anunciar remédios, chapéus, licores, roupas e outros produtos estrangeiros, endereços de renomados médicos e cientistas, assim como veiculava o que era considerado notícia, fossem as desavenças pessoais e políticas, ou o que era considerado "estranho’ e não civilizado. 

A disponibilização de matérias de jornais constituem-se, portanto, em releituras interpretativas, assim como possibilita uma maior divulgação de fontes utilizadas ainda de forma  pontual.

O  site tem o propósito de constituir um repertório de fontes da primeira década do século XX, no que se refere a notícias de temática racial, seja através de matérias sobre outros países ou, em maior número, à população afro-brasileira, suas manifestações culturais como sambas, batuques, candomblés, capoeira e entidades carnavalescas, a inserção no mercado de trabalho, através de anúncio de emprego com relevância ao aspecto racial, causas de doenças, mortes, linguagem do cotidiano que remetem à característica dessa população, as suas entidades políticas e condições sociais.

A finalidade é apresentar uma documentação sobre a temática negra, levando em consideração o estado que alguns exemplares de jornais no período pesquisado se encontrava. Essa documentação que não é invisível, posto que a maioria dos jornais encontra-se em livre acesso,  permite-nos observar a importância de matérias contidas nos arquivos e bibliotecas, como depositários de temas para uma história negra e a sua relação com a dinâmica da sociedade brasileira. 





Nenhum comentário:

Postar um comentário