terça-feira, 21 de janeiro de 2014

Museu Getty disponibiliza conteúdo digital gratuitamente

Mais de 10 mil obras de arte foram digitalizadas e disponibilizada para uso público, sem cobranças ou restrições 

Luciana Galastri | Galileu

O Monet em altíssima resolução pode ser baixado no site do Getty e usado sem restrições - tudo o que se pede é que a imagem seja creditada (Foto: Digital image courtesy of the Getty's Open Content Program)

Museu J. Paul Getty fica em Los Angeles. Mas a sua coleção agora transcende suas paredes. Isso por que a instituição passou a disponibilizar, no fim de 2013, mais de 10 mil obras de arte em alta resolução. E o melhor: de forma gratuita e sem restrições.

O motivo da mudança da política de divulgação de conteúdo do Getty tem a ver com a forma de distribuição de imagens online. De acordo com o CEO do museu, James Cuno, é impossível vigiar a atividade online. "Então queríamos reconhecer esse poder e assegurar que os internautas possuíssem as melhores imagens possíveis, em alta resolução, assim como as informações mais corretas sobre elas".

Anteriormente, o uso das mesmas imagens era cobrado - o que, segundo Cuno, era uma 'faca de dois gumes'. "Existem custos associados com a renda gerada pelo licenciamento das imagens", declarou ele ao Digital Trends, referindo-se aos custos de monitoramento sobre a internet e a forma com que imagens eram usadas. "Com o programa de conteúdo aberto, eliminamos o lucro, mas também os custos. E podemos ter pessoas fazendo outras coisas, coisas mais importantes do que preenchendo formulários e monitorando o uso das imagens. A nossa renda com o licenciamento não era grande o suficiente para nos desencorajar a abrir o arquivo", declarou.

Apesar dos altos custos em equipamento - uma câmera usada no processo é avaliada em 50 mil dólares - o acesso do site do Getty deu um salto. De 200 visitas por dia, passou a receber 22 mil visitantes. E os downloads foram expressivos: 100 mil imagens de conteúdo aberto foram baixadas em dois meses enquanto, com o sistema antigo de licenciamento, os números ficavam na média de 120 downloads por mês. Os índices, por si só, mostram como a distribuição de cultural aumentou com a iniciativa de um único museu.

Embora a sua política de conteúdo aberto surpreenda, o Getty não é o único museu a digitalizar o seu acervo de forma similar. Durante 2013, o Museu Van Gogh anunciou uma parceria com a Fujifilm Europa através de um projeto chamado Relievo, que  oferece a tecnologia da empresa para reproduzir pinturas originais em alta qualidade. Também não podemos deixar de mencionar o Google Art Project que, usando a tecnologia Google Street View, digitaliza não só as obras como também os museus - incluindo museus brasileiros como o Masp, Inhotim e a Pinacoteca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário