sábado, 17 de maio de 2014

Ensp/Fiocruz inaugura site sobre nanotecnologia

Está no ar Nanosaúde, novo site do portal da Escola Nacional de Saúde pública (Ensp/Fiocruz)

Agência Fiocruz

Ele é parte integrante da pesquisa Nanotecnologias aplicadas aos alimentos e aos biocombustíveis, coordenada pelo pesquisador William Waissmann. O espaço é dedicado às relações entre saúde, nanotecnologias e nanomateriais, com ênfase nas aplicações em alimentos, biocombustíveis, medicamentos, cosméticos e outros produtos ligados à saúde, e dos riscos e implicações das nanotecnologias para o meio ambiente e a sociedade. Segundo Waissmann, o local é dedicado ao público de diversas áreas. "O sítio é voltado para divulgação e contém matérias e links abrangentes, dirigido à população em geral, estudantes e pesquisadores, de áreas diversas", disse. Para conhecer o Nanosaúde basta acessar aqui.



Home do novo site sobre nanotecnologia
  
Como participante da Rede Nanobiotec e financiamento da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes/MCT), o site conta com a parceria da Escola de Saúde Pública Dr. Jorge David Nasser (MS), Fundação Amazônica de Defesa da Biosfera (AM), Fundação Jorge Duprat Figueiredo, de Segurança e Medicina do Trabalho - Fundacentro (SP), Universidade Federal de Sergipe (SE) e Universidade do vale do Rio dos Sinos - Unisinos (RS). Os artigos disponíveis estão organizados no menu em dois temas: "aplicações de nanotecnologias" e "riscos e impactos".

Na biblioteca, estão artigos científicos publicados em importantes periódicos, como o El Sevier Journal e Out of the laboratory and on to our plates, do grupo Friends of the Earth. Lá também estão os vídeos do 7° Seminário Internacional de Nanotecnologia, ocorrido em novembro de 2010, no Rio de Janeiro. Ainda na biblioteca, existem links de instituições, grupos e agências que realizam estudos na área da nanotecnologia, como o Laboratório Interdisciplinar de Desenvolvimento de Nanoestruturas (Linden), da Universidade de Santa Catarina. Waissmann também destacou que o objetivo é difundir conhecimento, mostrando desde vantagens das nanotecnologias em saúde, quanto potenciais riscos à saúde, ao ambiente e à sociedade, além de questões normativas e regulatórias.

Vídeo-aulas sobre nanotecnologia

Em uma iniciativa inédita, a Ensp/Fiocruz levou virtualmente um de seus pesquisadores para participar da 2ª Jornada Internacional de Saúde Ocupacional e Ambiental, congresso realizado no Peru. O pesquisador William Waissmann, e a médica Fátima Viegas, da Fundacentro, gravaram os vídeos de suas exposições exibidas durante o evento. Fátima explicou o que é a nanotecnologia e Waissmann concentrou sua fala na relação entre nanomateriais, toxicidade e trabalho. Saiba mais sobre as exposições aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário