terça-feira, 13 de maio de 2014

Pergunte ao Google em português; buscador agora conversa com você

O Google atualizou sua pesquisa para iOS, Android e Google Chrome e agora é capaz de responder perguntas em português. A partir desta segunda-feira (12), o usuário pode tocar no ícone de microfone no navegador ou aplicativo móvel e tirar suas dúvidas com perguntas completas sem precisar digitar. O recurso é bastante simples, usa linguagem natural e pode retornar respostas por voz do buscador.

Elson de Souzapor Elson de Souza | Techtudo

“Faz 15 anos que o Google evolui para transformar a busca em uma ferramenta que entende exatamente o que o usuário procura e devolve a informação que ele precisa. Hoje, damos mais um passo nessa direção, tornando a interação dos usuários com a busca ainda mais natural com base em tecnologias de reconhecimento e síntese de voz em Português”, disse Bruno Possas, engenheiro-chefe de buscas do Google em Belo Horizonte, em comunicado sobre as novidades do buscador no Brasil.

Google agora responde perguntas em português (Foto: Divulgação/Google)

A maioria das perguntas entendidas pelo Google dizem respeito a coisas do dia a dia. Por exemplo, você pode perguntar quantas calorias há em uma maçã ou em um bolo de chocolate, se o seu time de futebol venceu a última partida, o elenco de um filme ou até mesmo a causa da morte de uma pessoa pública. 

Além disso, o serviço de buscas é capaz de compreender questões feitas com expressões menos formais como “Vai chover amanhã?” e oferecer a previsão do tempo para o local do usuário.

Outra novidade é a capacidade de refinar uma pesquisa com base numa pergunta anterior, no formato de um diálogo. Ao pesquisar por uma celebridade, por exemplo, você pode perguntar se ela tem filhos ou irmãos. O Google será capaz de dar respostas tanto por cards ou por voz, lendo os resultados na tela.


Google agora também é capaz de refinar pesquisas com base na última pergunta do usuário (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Para os motoristas, é possível ainda pesquisar por rotas e tempos de viagem. Ao perguntar “Qual a distância para a Itaocara” ou “Dirija para a Barra da Tijuca”, o Google dará o total de quilômetros entre a sua localização e o lugar pesquisado ou o tempo do trajeto de acordo com as condições de trânsito.

Na frente de Siri e Cortana

Com as mudanças, o Google se torna o primeiro assistente pessoal a dar respostas em português em smartphones e tablets, já que Siri, do iOS, e Cortana, do Windows Phone, entendem apenas o inglês até o momento. Para usar o recurso, é preciso ter a versão mais recente do aplicativo de pesquisa do Google em dispositivos móveis e ou do Google Chrome se for usar no seu computador.

Veja oito exemplos de perguntas que o Google é capaz de responder em português:
- Quantas calorias tem uma maçã?
- Como está o trânsito até o Pacaembu?
- O Palmeiras ganhou o último jogo?
- Quem inventou o telefone?
- Vai chover amanhã?
- Qual é o elenco de Faroeste Caboclo?
- Qual é a duração do filme Era Do Gelo 4?
- Getúlio Vargas morreu de quê?

As novas funcionalidades transformam o smartphone em um assistente capaz de responder perguntas específicas: "Onde fica a farmácia mais próxima?" ou "Qual é o melhor caminho para minha casa?”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário