sexta-feira, 5 de dezembro de 2014

Ministério das Cidades lança portal sobre desenvolvimento urbano sustentável


Site habilita participação da sociedade na produção do relatório que Brasil apresenta durante conferência da ONU

D24am

O ministro das Cidades, Gilberto Occhi, lança nesta quarta-feira (3), o portal Habitat dedicado à 3ª Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Urbano Sustentável (Habitat III). 

O portal será uma ferramenta para a participação da sociedade na produção do relatório que o Brasil apresenta durante a Habitat III, que será realizada em 2016, ainda sem local definido.

A participação popular é uma recomendação da Organização das Nações Unidas (ONU) para que os países membros criem Comitês Nacionais para o Habitat-III com o objetivo de apresentar propostas sobre as questões urbanas atuais e os principais desafios para o futuro das cidades de cada país.

O Ministério das Cidades, em parceria com o ConCidades e o Instituto de Pesquisa Econômica e Aplicada (IPEA), criou o Grupo de Trabalho (GT) ONU Habitat III para subsidiar a produção do relatório brasileiro.

A equipe de trabalho ficará responsável pelo levantamento de dados e informações  relevantes postadas no portal para a Conferência Habitat III.

Ficou determinado pelo Grupo de Trabalho ONU Habitat III que a interação com a sociedade civil se dará por meio de questionário consultivo disponibilizado no portal Habitat.

Para acessar o questionário, o interessado deverá se cadastrar na página e criar um login e uma senha. Também serão disponibilizadas na página, informações atualizadas, documentos, materiais de pesquisa e fóruns de discussão.

Além da ferramenta de consulta pública, um seminário nacional, contribuições por meio dos Conselhos das Cidades, debates e demais iniciativas das organizações sociais e governos locais serão feitos para auxiliar na elaboração do relatório nacional que subsidiará a construção da Agenda Habitat III.

Nenhum comentário:

Postar um comentário