quarta-feira, 22 de abril de 2015

Maioria dos chineses já prefere os livros digitais às edições em papel


O número de chineses que lê livros digitais já ultrapassou o dos que continuam a preferir as edições em papel, indica uma sondagem divulgada hoje, véspera do Dia Mundial do Livro e do Direito de Autor.

A sondagem, divulgada pelo jornal China Daily, apurou também que em 2014, os chineses leram em média 7,78 livros - menos de um livro por mês.

Quase metade daquele número (3,22) diz respeito a livros eletrônicos, lidos em computadores pessoais, `smartphones` e `tablets`.

A leitura digital "está se tornando também mais popular" na Biblioteca Nacional da China, uma das maiores do mundo, com quase 34 milhões de livros, assinala o jornal.

O Dia Mundial do Livro e do Direito de Autor (23 de abril) foi instituído pela UNESCO em 1995.

Em Pequim, as principais livrarias da cidade vão assinalar a efeméride com sessões de leitura para diferentes públicos, incluindo crianças, com a participação de autores e outros artistas.

Mais de 650 milhões de chineses usam a internet, 80% dos quais através de dispositivos moveis.

Em qualquer grande cidade chinesa, nos cafés, transportes públicos e até nas ruas, o que sobressai na paisagem humana é a quantidade de pessoas concentradas na tela dos seus tablets ou smartphones.

via RTP - Portugal
Imagem: Internet

Nenhum comentário:

Postar um comentário