segunda-feira, 4 de maio de 2015

Biblioteca de Babel, de Jorge Luis Borges existe na Internet


No conto A Biblioteca de Babel, publicado em 1944 no livro Ficções, Jorge Luis Borges imaginou uma biblioteca infindável, uma sucessão de salas repletas de livros contendo todas as letras e palavras de todos os livros publicados ou que pudessem ser publicados. 

Agora, o escritor e programador norte-americano Jonathan Basile baseado na visão de Borges construiu uma Biblioteca de Babel online - veja.

Nas palavras do autor: "A Biblioteca de Babel é um local para acadêmicos fazerem pesquisas, para artistas e escritores procurarem inspiração, para qualquer pessoa curiosa ou precisando de humor para apreciar a estranheza da sua existência - em suma, é como qualquer outra biblioteca. Para completar, contém todas as combinações possíveis entre 1.312.000 caracteres, incluindo espaços, vírgulas e pontos. Logo, deveria conter todos os livros alguma vez escritos, e todos os livros que poderão vir a ser escritos - incluindo todas as peças, canções, artigos científicos, textos legais, etc. No momento, até o momento, contém 1.024.640 volumes"


via Markus Almeida | Sabado (Portugal)
com adaptações

Nenhum comentário:

Postar um comentário