quarta-feira, 6 de maio de 2015

Formatos open source são único meio de preservar a história, diz Chefe da Biblioteca do Vaticano


Os formatos de arquivos abertos são o único meio viável para que a humanidade possa preservar sua história na era digital, segundo o CIO da Vatican Library Luciano Ammenti, que falou durante uma seção de imprensa na EMC World.

Para Ammenti, a Biblioteca do Vaticano é um acervo de conservação que visa preservar a nossa história. A instituição procurou expandir o número de salas de leitura para as pessoas que desejam conferir o acervo, que conta com cerca de 82.000 manuscritos. Porém, ele afirma que as salas nunca são o suficiente. A quantidade de manuscritos é tão grande, que apenas 20% do acervo pode ser lido na biblioteca.

Para contornar o problema, nos últimos anos eles focaram na conservação dos manuscritos em formato digital. E a principal decisão, antes de iniciar o projeto, foi qual opção de formato deveriam adotar para os documentos. Para garantir a durabilidade para os anos futuros, era necessário um tipo de arquivo que pudesse ser aberto e lido nos próximos 50 anos, segundo Ammenti. A solução para manter a legibilidade para as próximas décadas, foi um formato open source.

Luciano Ammenti, em uma seção da Conferência EMC World, fala sobre formatos abertos utilizados na Biblioteca do Vaticano

Através de ferramentas de código aberto, que não requerem uma plataforma de proprietário, a equipe optou por salvar os documentos em imagens. "Você não depende do Power Point ou Word", afirma Ammenti. "Normalmente as pessoas procuram usar o formato TIFF. Isso tem sérios problemas. Ele não é open source e não é atualizado. A última vez foi em 1998". Além disso, Ammente ressalta que o TIFF é de 32-bit, o que limita a capacidade de informação que pode preservar.

Por isso, o formato escolhido foi o FITTS. Este é um tipo de arquivo de código aberto, 64-bit, que recebe atualizações regularmente e é capaz de armazenar informações 3D, para todo tipo de dados que se deseja arquivar na imagem.

Ammenti acrescentou ainda que a Vatican Library está utilizando a mesma abordagem em seus modelos de análises e distribuição e utilizando tecnologias ViRP da EMC.

via Tudo Celular

Nenhum comentário:

Postar um comentário