terça-feira, 29 de novembro de 2016

Vaticano vai aos céus com sua biblioteca digital



Tecnologia desenvolvida por agências espaciais será usada para armazenar a coleção do Vaticano

Mark Bridge | The Times
Tradução Livre

Roma. A Biblioteca do Vaticano está usando a tecnologia desenvolvida por agências espaciais para digitalizar sua coleção, que inclui quase 80 mil manuscritos medievais, bem como 1,1 milhões de volumes impressos.

A Agência Espacial Europeia disse que o sistema Flexible Image Transport System (FITS), desenvolvido com a NASA para armazenar imagens de satélite e outros dados científicos complexos durante centenas de anos, foi a escolha ideal para preservar os arquivos da Igreja Católica.

A Agência Espacial Europeia (ESA) vai continuar a sua parceria com a Biblioteca Apostólica Vaticana para preservar, gerir e partilhar a extensa coleção da biblioteca de documentos e textos.

A parceria entre as duas organizações segue um esforço de cinco anos para digitalizar a coleção da biblioteca utilizando um formato de arquivo especial chamado Flexible Image Transport System (FITS), que foi desenvolvido pela NASA e pela ESA na década de 1970. O FITS permite o armazenamento e o acesso universal, o que significa que os arquivos não terão que ser reformatados para acomodar tecnologias futuras.

Tanto a NASA quanto a ESA usam o formato de arquivo FITS para preservar os dados de várias missões espaciais e torná-los acessíveis às gerações futuras. Funcionários da ESA disseram em comunicado que a biblioteca do Vaticano e a ESA "estão enfrentando problemas muito semelhantes no que diz respeito à manutenção e exploração ativos de dados e podem conseguir um benefício mútuo em cooperar, complementando uns aos outros em lições aprendidas e experiências."

Métodos de conservação anteriores que foram utilizadas pela biblioteca do Vaticano envolveu a digitalização dos arquivos delicados, esses arquivos foram prensados contra uma placa de vidro, o que, inevitavelmente, as distorceu em algum grau. No entanto, o software FITS de scanner desenvolvido para o projeto Biblioteca do Vaticano funciona automaticamente para os diferentes ângulos e gera imagens mais precisas e planas.

Fundada em 1475, a Biblioteca Apostólica do Vaticano é uma das maiores coleções do mundo de textos históricos, com livros que cobrem história, direito, filosofia, ciência e teologia. Muitos dos documentos foram adquiridos antes do advento da imprensa; os mais velhos têm 1.800 anos de idade. Preservar e restaurar esta coleção tornou-se cada vez mais importante nos últimos anos, como eventos sísmicos, por exemplo, ameaçam a longevidade dos registros históricos, disseram no comunicado.

"A Biblioteca Apostólica Vaticana e a Agência Espacial Europeia são dois exemplos que atestam a abordagem de colaboração para o benefício global", Josef Aschbacher, diretor dos Programas de Observação da Terra da ESA,em comunicado. "Enquanto a Agência Espacial Europeia fornece informações globais sobre o estado do nosso planeta através de observações de satélite, a Biblioteca Apostólica Vaticana oferece uma única fonte de sabedoria que tem contribuído para o desenvolvimento da nossa sociedade e cultura."

Nenhum comentário:

Postar um comentário