sexta-feira, 2 de fevereiro de 2007

500 anos de ciência conquistam mundo virtual


Faculdade de Ciências da Universidade do Porto inaugurou o "maior acervo científico português" na Internet com 70 mil páginas de obras históricas.


São livros seculares da autoria de personalidades que marcam a história da ciência portuguesa e da Universidade do Porto (UP) e que a partir de hoje estão disponíveis à distância de um simples clique. Para conhecer, por exemplo, a obra dos matemáticos Pedro Nunes ou Gomes Teixeira, ou do botânico Avelar Brotero basta aceder ao portal do Fundo Bibliográfico Antigo da Faculdade de Ciências da UP (FCUP).

Em www.fc.up.pt/fa é possível encontrar uma significativa colecção das mais importantes obras científicas datadas de 1500 e 1945 que compõem as cerca de 70 mil páginas digitalizadas que também estarão, em breve, acessíveis a partir da Biblioteca Virtual da Biblioteca Nacional.

A ideia de reunir na Web as mais importantes obras científicas da FCUP surgiu em 2004, quando a faculdade foi instalada no pólo do Campo Alegre e para onde foram transferidos os cerca de 12 mil livros que constituem o património bibliográfico daquela instituição.

"Tratar do património da UP e colocá-lo ao serviço de toda comunidade" foram os principais objectivos colocados a Teresa Andresen, coordenadora do projecto, que foi apresentado hoje no Salão Nobre da Reitoria da UP.

De acordo com a docente da FCUP, a dos livros deu prioridade "às obras de referência da ciência portuguesa, à produção científica da Academia Politécnica e da FCUP".

A "inevitabilidade" da digitalização do património

A criação do Fundo Antigo envolveu cerca de dois anos de trabalho. Durante esse período, foram cumpridas várias etapas, desde a desinfestação dos livros, passando pela sua catalogação e digitalização, até à divulgação no "site", que é, segundo a UP, o "maior acervo científico português on-line".

As maiores dificuldades surgiram, no entanto, na fase inicial. "Parecia quase impossível no início. Encontrar o fio à meada foi, sem dúvida, o maior obstáculo", revelou ao JPN Teresa Andresen, que fez questão de sublinhar o empenho dos assessores e dos bibliotecários sem os quais "o projecto não existiria".

Henrique Leitão, professor do Centro de História das Ciências da Universidade de Lisboa que colaborou no projecto, afirmou que a criação do portal vem provar, por um lado, que "não há falta de obras de ciência em Portugal" e, por outro, que "a digitalização do património é uma inevitabilidade" face à modernização da sociedade.

A apresentação do projecto contou também com a presença do reitor da UP José Marques dos Santos que expressou "uma grande satisfação" pela iniciativa que "representa, de alguma forma, a inauguração das comemorações do centenário da universidade" marcado para daqui a quatro anos.

Fonte: Universidade do Porto

Nenhum comentário:

Postar um comentário