quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Ledface lança plataforma de Inteligência Coletiva



Através do site uma pessoa poderá perguntar sobre qualquer assunto e a empresa escolherá, ao redor do mundo, o melhor grupo de pessoas para criar uma resposta personalizada.


Chega ao mercado a Ledface, plataforma brasileira de inteligência coletiva, fruto da experiência e da vivência de milhões de pessoas. A Ledface promete responder a toda e qualquer questão, das mais simples até as mais complexas, por meio de respostas co-criadas pela inteligência coletiva formada por um grupo de pessoas que entenda de um determinado assunto.


A ideia surgiu em 2008, depois que os fundadores concluíram que, apesar das mídias hoje existentes na Internet como blogs, redes sociais e outros, é necessário buscar o conteúdo presente nestas redes e utilizar a capacidade de análise para saber algo do tipo: “Estou indo para Londres na próxima semana e gostaria de informações sobre como conseguir um trabalho por lá”. Não há um canal direto entre o internauta e a inteligência coletiva para responder, de forma prática, a esse tipo de questão.


De acordo com Horacio Poblete, CEO da Ledface, as pessoas costumam achar que a maior parte do conhecimento humano está nas ferramentas de buscas, mas a verdade é que ele ainda está na cabeça das pessoas, no ambiente e nas tarefas do dia-a-dia. É esse conhecimento prático que a empresa quer capturar. “A Ledface trabalha com esse conhecimento cultural, prático, que muitas vezes nós não valorizamos, mas que com certeza pode ser muito útil para outras pessoas”, completa.


“Estamos saindo da época dos buscadores e seguindo para a época do descobrimento, da descoberta do conhecimento de diversas maneiras usando a tecnologia como plataforma ao redor do mundo. Vamos oferecer a possibilidade de obter, de forma fácil e rápida, respostas para os problemas e dúvidas do dia-a-dia, que em sua enorme maioria dependem de uma dica, opinião ou conhecimento cultural. Chega de listas de respostas prontas para cada pergunta. No lugar disso, haverá uma resposta co-criada, como se a pessoa tivesse perguntado a um grupo de amigos que conhecesse do assunto e dela própria”, acrescenta Poblete.


Nesse primeiro momento pós-lançamento, a plataforma buscará atrair o maior número de usuários para enriquecer sua base. Para isso, iniciará em breve sua campanha de marketing denominada "100K Experience" com o propósito de reunir através da plataforma 100 mil early-adopters que serão a matéria-prima necessária para a inteligência coletiva.


Além da capacidade de reunir milhões de usuários e, por isso, já ser uma grande oportunidade de negócio como comunidade, a Ledface possui entre seus modelos de negócios o foco na publicidade contextualizada com altíssimo grau de relevância. Para se ter uma idéia do potencial desse modelo, atualmente o mercado mundial movimenta mais de 25 bilhões de dólares por ano, de acordo com pesquisa realizada pela Associção Brasileira das Agências de Publicidade, a Abap.


Em vez de oferecer aos anunciantes simples dados demográficos, a empresa mostrará os gostos e preferências reais de cada um de seus usuários. A Ledface conhecerá seus usuários com um grau muito maior porque, em seu preceito de co-criação, todos os usuários são anônimos e isso dá liberdade para abrir e discutir seus interesses.


Além deste modelo principal, a Ledface também trabalhará com inteligência coletiva para o ambiente corporativo. Empresas de médio e grande porte poderão usufruir do conhecimento cultural de seus colaboradores implantando a Ledface “in-company”, onde qualquer colaborador da empresa poderá perguntar e quem responderá será a inteligência coletiva da própria companhia. O processo de “match”, de seleção do melhor grupo para responder será o mesmo da Ledface convencional.


Outras características da Ledface são:


Anonimato consciente (permitindo as pessoas compartilharem seus conhecimentos e opiniões de forma livre sem que isso interfira ou prejudique sua vida);


Co-criação “beyond ego” (permitindo que pessoas contribuam, complementem e participem de uma co-criação para um bem comum);


“Match” automático através dos algoritmos da Ledface para escolher, ao redor do mundo, o melhor grupo de pessoas reais que criará em conjunto uma resposta personalizada;


O conhecimento de todas as facetas dos usuários, pois a cada pergunta realizada, a cada participação em respostas que o usuário tiver, ele estará “alimentando” seu perfil


Fonte: MetaAnálise

Um comentário: